Atendi esta paciente há 03 anos atrás e quando terminei o tratamento endodôntico do 2.2 , esclareci a graaaaaaaande necessidade de tratar também o 2.3 .
Quando foi ontem , a paciente apareceu no CEO ( Centro de Especialidades Odontológicas ) , local onde a atendi , gemendo de tanta dor !!! Ao avaliar a situação , constatei uma tumefação por vestibular e edema facial na região do 2.3 .
Comparando a radiografia periapical da época e a que fiz ontem observa-se um significativo AUMENTO da lesão periapical do 2.3 !!!
Não pensei 02 vezes : peguei a lâmina 15 e " sentei-lhe o aço " !!! Fiz tb uma pressão com a ponta de Rhein na tábua óssea vestibular ja fragilizada pela infecção com a intenção de criar uma fístula artificial !!!
MISERICÓOOOORDIA !!!
Nunca havia drenado tanta secreção purulenta em minha vida !!! Drenou, drenou e drenou , depois drenou mais um pouco . Então fiz a abertura coronária do 2.3 e entrei com uma lima 15 K de 31 mm muito além do comprimento radiográfico no intuito de estimular ainda mais drenagem dessa vez via canal . E assim aconteceu !!! Chegou um momento que saia pús via fístula artificial e via canal .
Ganhei o dia quando a paciente suspirou ( SEM UMA GOTA DE ANESTÉSICO ) : " - UFA !!!! Dr. , não estou sentindo mais dor !!! Muito obrigada !!! "
Prescrevi Clavulin BD 875mg e Dipirona Sódica 500mg .
Deixei o dente aberto ontem e pedi para que a paciente retornasse hoje .
Hoje a paciente compareceu sem dor alguma , com uma visível melhora no edema facial !!!
Instrumentei o conduto e coloquei como medicação intracanal a pasta HPG ( hidroxido de cálcio + paramonoclorofenol + glicerina ) . Solicitei retorno com 07 dias para OBTURAÇÃO do conduto !!!
Moral da história :
... a lesão do 2.2 sumiu !!! kkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário