SAF
Proposta diferente de instrumentação endodôntica, proposta pelo prof. Metzger et. al , 2010 que preconiza uma irrigação contínua como potencializadora da limpeza dos condutos radiculares. O sistema é composto por 02 instrumentos ocos de NiTi ( 1,5 e 2,0 mm de diâmetro ) que tendem a se comprimir de acordo com a anatomia dos canais radiculares e , por resiliência , voltam ao seu diâmetro inicial , desgastando o mínimo de paredes intra-canais .
Há uma necessidade prévia de utilização de instrumentos manuais e/ou rotatórios para que se obtenha um preparo apical de 0,2 mm ( para a SAF de 1,5 ) e de 0,3 mm ( para SAF de 2,0 ) . Neste momento , é escolhida a SAF e usada no canal com movimentos de " bicadas " , com a utilização de um contra-ângulo especial.
PASMEN !!!! O PQM preconizado por este sistema tem duração de 04 minutos , sendo divididos em dois tempos de 02 minutos cada. Com o auxílio da sua " irrigação ativa " por um sistema baseado em uma bomba peristáltica ( como ilustrada no vídeo ) concomitante à instrumentação , a remoção de debris e smear layer tornam-se mais efetivos.
Os instrumentos perdem acentuadamente seu poder de corte após o primeiro uso , o que lhes confere a necessidade de USO ÚNICO.
O sistema promete, entretanto há uma grande dificuldade de sua obtenção , inclusive sua comercialização foi suspensa nos EUA , talvez por falta ainda de maiores embasamentos técnicos científicos que lancem este sistema verdadeiramente no mercado , tornando-o um grande concorrente para os sistemas atuais de instrumentação automatizada dos canais radiculares.
FONTE :
Endodontia : uma visão comtemporânea [FBE]
Ruy Hizatugu
Eduardo Fregnani
Bomba Peristáltica :
Nenhum comentário:
Postar um comentário