Objetivo de site

Este site visa abordar os temas mais modernos da endodontia , englobando artigos científicos , textos , gravuras , vídeos , depoimentos , dicas de casos clínicos e sugestões de literatura.
Todo este conteúdo voltado para esta apaixonante especialidade da odontologia , ENDODONTIA !!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Surplus ( " puff " )





Surplus


O surplus ou puff apical é um tema bastante discutido ainda nos tempos atuais. Alguns autores defendem que o surplus garante o bom selamento apical e a garantia da manutenção da patência e de que o extravasamento de cimento para zona apical não está associado à dor pós operatória, pois acredita-se que esta está relacionada às bactérias , ou melhor , ao LPS que é liberado na lise bacteriana (  bact. Gram - ) . Entretanto outros autores afirmam que é inapropriado o puff , tendo em vista que ele gera sim uma agressão periapical associada à dor pós operatória.

Na minha opinião , o surplus não é desejado , entretanto quando ocorre não há com o que se preocupar , tendo em vista o provável selamento apical e a manutenção da patência. O cimento é reabsorvido ou então forma-se uma capsula fibrosa que engloba o material o que não causará desconforto ao paciente , nem insucesso .

A seguir opiniões de dois professores brasileiros renomados na Endodontia que  discordam em relação a este assunto :

O Professor Ruy Hizatugu diz em seu site (http://www.ruyhizatugu.com.br/faq.htm ) que :

"Na técnica da obturação hidráulica com guta percha termoplastificada, observa-se frequentemente na obturação tridimensional um botão de cimento e/ou guta-percha (Surplus – Puff) associado as portas de saída do Sistema de Canais Radiculares (canais la
terais e ramificações). Nos cursos usa-se cimento Endo Fill por medida de economia. Lmbre-se a dor pós-operatória severa (Flare-Up) não é induzida pelo cimento obturador e nem pelos botões. Ela é induzida por microorganismos."

Já , Prof. Ronaldo Souza diz em seu site (http://www.endodontiaclinica.odo.br/pages/posts/puff135.php ) :

" Não se pode pensar em contra-argumentar dizendo que não se consegue eliminar todos os microorganismos. Se a presença destes é capaz de promover dor pós-operatória severa, não houve controle de infecção, portanto não há como pensar em obturar o canal. Como o professor, provavelmente, não obtura o canal na presença de infecção, a dor pós-operatória severa pode sim ser induzida pelo cimento obturador e pelos botões de cimento e /ou guta percha (“puff”) nos casos de obturações tridimensionais com guta percha plastificada. "

Eu particularmente , fico com a opinião do prof. Ruy Hizatugu , pois com o " puff " posso garantir que minha patência foi alcançada e mantida , alem de conseguir um selamento apical mais efetivo .
Quanto à dor pós operatória, devemos lembrar das " danadinhas " bactérias gram negativas e sua parede celular : quando ocorre a ruptura dessa parede, há a liberação do LPS , esse sim o grande vilão da endodontia , esse sim causa a dor pós operatória . Entao dizer que quem causa a dor é a bactéria, é uma afirmação mais que correta, mas poderia ser complementada dizendo que a lise bacteriana em sua grande parte de bactérias gram negativas , está associada à dor pós operatória. Além do conhecido flare up que é o extravasamento de material contaminado ( debris ) , onde estão presente uma infinidade de microorganismos !!!!

Qual sua opinião sobre esse assunto ?

Com " puff " ou sem " puff " ?

De onde vem a dor pós operatória ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário